top of page
Buscar
  • Ministério de Ensino Vidas Restauradas

Doutrina Cristã


Muitos entendem por doutrina um conjunto de regras e preceitos comportamentais, que dizem respeito a determinado uso de roupas, adereços, cortes de cabelo, dentre outros aspectos, sendo porém a adoção de usos e costumes (I Corintios 11:5).

Na igreja de Corinto por exemplo, para não haver discriminação entre as mulheres cristãs convertidas das recém convertidas, que usavam determinados corte de cabelo, adotou-se o uso do véu. Este exemplo aponta para entendermos que certos costumes encontrados na Bíblia correspondem a contextos sociais e religiosos específicos.

Cada igreja pode apresentar costumes distintos, mas ao falarmos sobre doutrinas estamos nos referindo às confissões de fé, fundamentadas biblicamente.

A palavra de Deus foi divinamente inspirada para revelar um Deus de amor e salvação.

Por doutrinas cremos na trindade santa, Deus Pai criador do céu e da terra; Deus Filho, Jesus que morreu na cruz para nos salvar; Deus Espírito Santo, soprado sobre nós para ensinar, consolar e santificar os cristãos.

Pelas escrituras, sabemos que o pecado original ocasionou a separação do homem com Deus e cremos que a Graça de Deus, como um favor imerecido foi oferecida à humanidade (I João 2:2 e João 3:16) e cada pessoa pelo livre arbítrio pode aceitar ou não, a salvação pela obra redentora de Jesus Cristo (Romanos 5:15).

Cremos que aqueles que recebem Jesus como Senhor e Salvador vivem o novo nascimento, ou seja recebem uma nova condição, sendo reconciliados com Deus.

Acreditamos em dois sacramentos instituídos por Jesus, a saber, o batismo e a ceia do Senhor. O batismo é para pessoas que conscientemente com livre e espontânea vontade aceitaram a Jesus e querem viver uma nova vida. Cremos no batismo como símbolo de uma nova vida. (Mateus 3:13-17).

A santa ceia é para os batizados que estão em comunhão com a sua igreja e com seus irmãos, sendo um memorial do sacrifício de Jesus e um símbolo que alimenta a esperança de que um dia Cristo voltará para buscar a Sua Igreja. No momento da Ceia Jesus está presente espiritualmente, não havendo assim qualquer modificação na matéria dos elementos, a saber, o pão e o suco de uva. Desta forma não cremos na transubstanciação (Lucas 22: 16-20).


Ressurreição

Acreditamos que após sua morte Jesus ressuscitou dentre os mortos ao terceiro dia. Cremos que um dia Ele voltará para buscar a sua Igreja, aqueles que aceitaram a Cristo ressuscitarão dentre os mortos para encontrá-lo. Haverá um julgamento final E os que permaneceram fiéis haverá um novo céu e uma nova terra (I Tessalonicenses 4:16-18 e Apocalipse 21:1).


A igreja como corpo de Cristo

A Igreja foi estabelecida na terra para sinalizar a Graça de Deus ao mundo e anunciar o evangelho da salvação. A igreja é composta por pessoas que decidiram professar a nova fé, e juntos viverem em amor e cooperação para a expansão do Reino Deus. Na igreja vivenciamos a comunhão, a partilha da palavra e dos sacramentos. Na igreja cada pessoa representa um membro do Corpo de Cristo: “assim nós, que somos muito, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros” (Romanos 12:4-9).


Esses bases doutrinárias fundamentam nossa fé, nossa caminhada cristã e por isso devem ser conhecidas e praticadas por nós.


Deus abençoe!





Posts recentes

Ver tudo
bottom of page