top of page
Buscar
  • Pra. Evelyn Dias

Aprenda a olhar para o futuro e se torne o líder que Deus espera



“Porque eu sei bem os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” Jeremias 29:11


Vivemos um dilema quando olhamos constantemente apenas para os acontecimentos passados. Ao fazermos assim não conseguimos desfrutar o presente e nem participar novamente de experiências que ficaram para trás. Muitos líderes têm esta dificuldade de redirecionarem seus olhos para aquilo que está adiante.


Ao longo das nossas vidas colecionamos vitórias e êxitos ministeriais de anos que se foram, porém não conseguimos vislumbrar um futuro ministerial. E porque isso acontece? Temos diversas razões, uma delas está relacionada ao comodismo espiritual. Enxergar a si mesmo no futuro implica se preparar para enfrentar novos desafios. A igreja deste tempo e do futuro está inserida em um contexto tecnológico, com membros cada vez mais exigentes com os resultados da caminhada de fé. Como líderes precisamos de aprimoramento e capacitação, buscando sempre em primeiro lugar, atender as novas demandas sem deixar os princípios bíblicos da fé, amor e fidelidade à Deus. É necessário nos fortalecer espiritualmente, aprimorar nossa inteligência emocional e pedir sempre a direção de Deus para conduzirmos da melhor forma Seu rebanho.


O medo é outra razão que nos leva a termos dificuldade em olhar adiante. Tememos aquilo que não conhecemos e o que não controlamos. O medo pode nos paralisar em algumas ocasiões. Porém, pode ser um sinal de alerta que precisamos prestar atenção em algo que é importante. Ao confiarmos em Deus e colocarmos a nossa vida em suas mãos, vencemos o medo do futuro, pela fé. Os discípulos de Jesus tiveram medo de seu futuro, Jesus havia sido crucificado, e eles temeram a perseguição após a sua morte. Mas Jesus se aproximou deles e disse: “a paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, Eu também vos envio” (João 20:21), crer significa superar o medo para cumprir o nosso chamado.


Finalmente o que nos leva a desconfiar do futuro e até mesmo ignorá-lo é a falta de maturidade espiritual. Um dos sinais da maturidade é ter habilidade para preparar pessoas a assumirem seu chamado no futuro. Aceitar nossas limitações e vislumbrar lideranças futuras é um passo importante para cumprirmos nosso chamado. Moisés sabia que sua trajetória profética teria um final, e o povo precisaria da liderança de outra pessoa, por isso ele prepara Josué para o suceder. Ter a ideia da sucessão e trabalhar para que isso ocorra é permitir que a obra de Deus continue e melhore ainda mais em tempos futuros.


Enquanto o amanhã distante não chega, somos chamados a viver o presente, com responsabilidade, preparo e coragem. Deus tem um futuro ministerial para nós, tem pensamentos e planos de paz. Cultive agora, e o seu futuro será repleto de grandes colheitas.


Deus te abençoe!


193 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page