top of page
Buscar
  • Pra. Evelyn Dias

A Bíblia como regra de fé e prática


“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Timóteo 3:16-17).


Deus revelou Seu amor e misericórdia, por meio das obras que fez ao longo da história. Na Bíblia encontramos o relato do testemunho de tudo que Deus fez, e a garantia que Ele continuará agindo. A Reforma Protestante de Martinho Lutero (31 de Outubro de 1517), iniciou uma grande jornada de desafiar a todos os cristãos a considerarem a Bíblia como regra de fé e prática.


A regra de fé diz respeito que na Bíblia encontramos todo conteúdo que deve fundamentar a nossa fé, ou seja, aquilo que precisamos crer. A centralidade da Bíblia está na revelação de um Deus que criou todas as coisas (Gn. 1:1-2), que entregou seu filho Jesus Cristo para salvar toda a humanidade (Jo. 3:16), e o Espírito Santo para nos santificar em nossa caminhada cristã (Jo. 22).


Na Bíblia Deus revelou seu profundo amor e plano de salvação, começando com os patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó), depois por meio da história do seu povo, libertando-os do Egito, garantindo-lhes a promessa da terra de Canaã, e a concretização da plena salvação em Jesus Cristo (Rm 6.23).


Pela interpretação bíblica assim como Deus libertou o povo da escravidão do Egito, Jesus nos liberta de todo poder do pecado e da morte (Rm 6.22) e terra prometida herdada pelo povo de Israel, pela revelação da Palavra, agora representa a nova Jerusalém, que será alcançada pelos salvos em Cristo Jesus (Ap. 3.11-12).


Como regra de prática a Bíblia nos ensina como devemos proceder em nossa caminhada, dando-nos orientações para todas as áreas da vida pessoal, familiar, trabalho e comunhão na igreja. A centralidade da Bíblia é a salvação em Jesus Cristo e o amor. Pelas escrituras Jesus nos deixou como principal fundamento de fé, crer que Ele é o Filho de Deus (Mt. 16. 15-16) e como prática, amar a Deus de todo o coração e ao próximo como a nós (Mt. 22.37-39).


Na carta de II Timóteo 3:16-17 o Apóstolo Paulo orienta sobre a suficiência e supremacia que toda a escritura foi inspirada por Deus, para nos ensinar, mostrar o caminho, e para estarmos preparados para toda boa obra.


Deus te abençoe!





128 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page