Motivação e a auto responsabilidade
- Pra. Evelyn Dias
- 13 de ago. de 2020
- 2 min de leitura
“Confia ao Senhor as tuas obras e teus pensamentos serão estabelecidos.” (Provérbios 16:3)

Você já teve a sensação de estar motivado, e quando menos espera esta motivação vai embora? Entenda por que isso acontece não apenas com você, mas com a maioria das pessoas.
Estudiosos das diversas áreas do comportamento humano dizem que ninguém motiva ninguém. Muitas vezes temos a ilusão de que a responsabilidade de sermos motivados é sempre do outro e não nossa. Podemos sim nos inspirar em pessoas e em histórias de superação, e isso pode até nos motivar por algum tempo, mas com o passar dos dias, tanto a inspiração como a pseudo-motivação passará.
Isso acontece porque a motivação precisa vir de dentro e não de fora. Ela nasce em cada um nós, e a responsabilidade de mantê-la é nossa e não do outro que admiramos ou seguimos.
Pessoas inspiram umas às outras, mas não motivam por muito tempo. Mas como se auto motivar?
A palavra motivação significa ato ou efeito de motivar (MICHAELIS, 2020). Motivação está relacionada a alguma ação. É certo que o fato de ouvirmos alguém falar algo que desperta nosso interesse, ou de ouvirmos uma música e até mesmo de vermos alguma imagem, tudo isso despertará em nós uma vontade de realizar algo novo. Porém a motivação duradoura nasce quando primeiro realizamos algo, e não o contrário. Com isso teremos uma razão, um motivo e um sentido novo que nos impulsionará a nos movermos, fazendo com que a motivação nos acompanhe em tudo que fizermos.
Muitas vezes pensamos que a motivação vem, em um primeiro momento, de um sentimento, ou sensação, porém ao nos movermos ou agirmos, independente do que sentimos, nossos pensamentos serão concretizados. Este é o conselho de Provérbios. Por isso comece a mudança que você deseja, realizando algo, não espere o tempo passar, não espere isso de outras pessoas. Inspire-se sim, em todas as oportunidades que a vida te proporcionar, mas motive a você mesmo, agindo e realizando aquilo que está no seu pensamento, e no seu coração.
Que Deus confirme as obras das suas mãos e estabeleça aquilo que o seu coração desejar.
Comments